quarta-feira, 16 de março de 2011

Torta de Limão e Merengue!

Na semana do Carnaval uma amiga muito querida veio me visitar, depois de meses e meses que não nos víamos. Foi uma delícia de final de semana, com muitas risadas e fofocas inocentes de amigas antigas!
E para fazer um agrado a ela, fiz uma de suas sobremesas preferidas: Torta de Limão! Procurando por receitas que fugissem daquele padrão leite condensado + limão, acabei encontrando uma similar, mas clássica Lemon Key Pie!!
Infelizmente aqui não se encontram limão Key, e para falar a verdade nem sei como é, só sei que, segundo o livro, são pequenos limões de Flórida Keys, onde a torta foi criada.
Como no recheio iam gemas, não queria jogar fora as claras, resolvi fazer um merengue, de outra receita. Ambas são do incrível livro Cooking: Segredos e Receitas que meu namorado pegou na biblioteca da faculdade para mim, e para ser honesta já está no topo da minha lista de livros mais amados!


Torta de Limão e Merengue
Base
100g de manteiga
225g de biscoito maisena esfarelado – usei rosquinhas de chocolate

Recheio
Suco e raspas de 3 limões Taiti
Suco e raspas de 1 limão Siciliano
3 gemas
1 lata de leite condensado

Merengue
3 claras geladas
85g de açúcar
¼ de colher (chá) de cremor de tártaro
¼ de colher (chá) de essência de baunilha

Pré aqueça o forno a 180 graus. Derreta a manteiga em uma panela em fogo baixo. Junte o biscoito esfarelado e mexa, misturando bem. Retire do fogo e coloque a mistura em uma forma de fundo removível, pressionando bem com as costas de uma colher em toda a base e nas laterais da forma.
Coloque em uma assadeira e leve ao forno para pré assar, por cerca de 10 minutos.
Rala a casca dos limões em uma tigela. Esprema o suco e reserve.
Coloque as gemas na tigela da batedeira com as raspas e bata até a mistura encorpar. Junte o leite condensado e continue batendo por mais 5 minutos. Acrescente o suco reservado e bata novamente até ser incorporado e reserve.
Para o merengue, bata as claras em neve. Salpique o cremor de tártaro e bata mais, acrescentando o açúcar aos poucos. Acrescente a essência de baunilha à ultima colherada de açúcar e bata até o merengue ficar encorpado.
Espalhe o recheio de limão sobre a massa e cubra com o merengue, cuidando para não ultrapassar a borda da massa caso contrário, ficará difícil retirar a torta da forma, depois de assada.
Leve ao forno e asse por cerca de 15 minutos ou até o merengue ficar dourado. Retire do forno, coloque sobre uma grade e deixe esfriar completamente, antes de remover o aro e servir.

Rendimento: uma torta de 23 cm de diâmetro

10 comentários:

  1. Saam, nunca fiz uma torta de limao e nem tinha a receita, vou copiar a tua, pois parece ser otima! Fora que ficou linda! Voce tem a "mao boa" hein menina! rsrs
    Beijinhos, Debora

    ResponderExcluir
  2. Sam
    sua torta ficou divina!
    E adorei a adaptação com as rosquinhas de chocolate.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Saam! A.d.o.r.e.i. essa torta! Aminha e' bem mais simples....vou testar a sua pro meu irmao quando vier me visitar...(ele ama! rs)
    Bjs querida
    Fe

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Nem sei bem como cheguei aqui,mas gostei de ter chegado, rsrs. A julgar pelas receitas, você é caprichosa! Adoro torta de limão e a sua ficou muito apetitosa.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ficou maravilhosaaaa... Adoro receitas com limão!!!

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  6. Saam, eu fazia uma torta bem parecida com essa, mas sem esse merengue liiiiiiindo por cima! Amei a ideia do biscoito, limão é perfeito com chocolate!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, merengue é tudo pra mim!!!! Adoro... nunca acertei fazer... será que me arrisco novamente??

    bj

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz que tenha testado!!! É realmente viciante e no chocolate quente com uma canelinha para "enfeitar" a espuma fica show!!! Bj

    ResponderExcluir
  9. Saam, incluimos o Saams Kitchen na nossa nova area "We Love Blogs" la do blog, como sendo um dos nossos blogs favoritos! Esperamos que goste!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  10. sou louca por torta de limão :)
    a cara dessa esta otima :)
    bjs bjs

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos!
Obrigada ;)