domingo, 27 de março de 2011

Panquecas doce!

Fiz essas panquecas no final de semana passado por dois motivos, o primeiro para fazer um agrado ao meu namorado que sempre teve vontade de comer panquecas in a good american style! Além do que, eu também estava morrendo de vontade.
Usando mais uma vez um dos melhores livros que já vi, achei essa receita de panquecas bem fofinhas, fáceis e com buttermilk na massa. Sempre tive receio de usar buttermilk - também conhecido com leitelho aqui no Brasil - mas agora que usei, quero fazer tudo que vá o dito cujo na massa.
Tivemos um delicioso e doce sábado, regado com muitas risadas e lambanças na cozinha.


Panquecas
200g de farinha de trigo com fermento
30g de açúcar
2 ovos grandes
200ml de buttermilk *
60g de manteiga derretida

Peneire a farinha de trigo em uma tigela e acrescente o açúcar. Bata os ovos com 2 colheres (sopa) de buttermilk e acrescente aos ingredientes secos. Misture e acrescente o restante do buttermilk, batendo em e então acrescente a manteiga derretida.
Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque cerca de 3 colheres (sopa) de massa, distantes umas das outras, e cozinhe até ficarem douradas por baixo e com bolhas na superfície.
Vire as panquecas para dourar o outro lado. Retire da frigideira e mantenha as aquecidas cobertas com um pano de prato enquanto prepara as demais.
Sirva as panquecas ainda quentes, acompanhadas de geléia de frutas vermelhas, frutas, calda de chocolate ou o que lhe vier a mente.

* Para o buttermilk ou leitelho, faça o seu em casa, adicionando 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre a 250ml de leite e deixe descansar por 5 minutos.

Rendimento: cerca de 16 panquecas feitas com 3 colheres (sopa) de massa.


Fonte: um tiquinho de nada adaptado do Cooking: Segredos e Receitas

8 comentários:

  1. Hummm... Sabe que também me apaixonei por receitas que levam o tal do buttermilk??? Nunca tinha ouvido falar, mas depois que experimentei, foi amor à primeira vista =D

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  2. A-do-ro pancakes!!! Essa de choco com morangos deu agua na boca!!
    Beijinhos, Debora

    ResponderExcluir
  3. Sam,
    Adorei a receita de panqueca, ficou bem fofinha, né?
    E o recheio tentador......hummmmmmm.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, deixei meu querido blog pouco de lado, to em reta final da facul ai ja viu né hehe, mas brigada pelo carinho, seu blog é lindo, ja irei te seguir ;D

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!Vim retribuir sua visita!!
    Ah nunca fiz panquecas pro café da manhã, quem sabe pro níver do marido eu me anime, parecem deliciosas.
    Estou te seguindo tbm!!Agora vou bisbilhotar melhor por aqui, BJS!!!

    ResponderExcluir
  6. AAAI QUE DELÍCIA!
    Acho que vai virar meu café da manhã de domingo!
    E também adorei a dica de fazer o buttermilk em casa! Vou testar tudo e venho contar depois!
    Estou estreiando o meu blog (http://www.muitaloucapralavar.blogspot.com)
    vou te adicionar em favoritos lá!
    Adorei!
    Beijos, bom restinho de semana

    ResponderExcluir
  7. Saam, eu sou louca por essas panquecas gordinhas! Já fiz de banana e também são deliciosas! Mas nada bate essas simples assim, pra gente poder exagerar nas coberturas!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. hum.... eu nao mereço.;;;; não mereço!! nhac nhac
    um bj doce e apareça nas abobrinhas
    roberta
    www.docesabobrinhas.com

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos!
Obrigada ;)