domingo, 27 de fevereiro de 2011

French Toast Assada!

Dia de faxina em casa é sempre aquele dia em que comemos qualquer coisinha rápida depois que acabamos de limpar a casa inteira.
Na última faxina, nem almoço fizemos, o resultado foi que lá pelas 3 horas da tarde todos estávamos mortinhos de fome e sem ânimo para fazer qualquer coisa, tão pouco.
Abrindo armários e micro ondas a procura de algo para comer, resolvi usar um pão italiano, comprado no dia anterior que já estava ficando durinho e deixa lo gostoso.
Lembrei então de um post há muito tempo visto no blog da Cinara, em que ela fez frech toast assados individuais, foi como se uma lâmpada tivesse acendido em meu cérebro, e vi que isso seria perfeito para matarmos a nossa fome com uma bela xícara de café quentinho.
Para quem não conhece, french toast é como se fosse a nossa rabanada, tão consumida no Natal, faz parte do café da manhã americano, e é simplesmente d-i-v-i-n-o! A base é pão de forma, leite, ovos e baunilha,
Modifiquei bastante, e no final ficou realmente uma delícia, e com aquele gostinho delicioso de ‘quero mais’! Foi o que bastou para me deixar feliz e relaxada no sofá para descansar.




French Toast Assada
2 ovos
1 xícara (chá) de leite
½ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de noz moscada
½ colher (chá) de mostarda em pó
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
4 fatias de pão italiano – ou pão de forma

Pré aqueça o forno a 180 graus. Corte as fatias de pão italiano e em seguida corte em quadradinhos de mais ou menos 2 cm, ou rasgue com a mão em pequenos pedaços, reserve. Em uma tigela, coloque os ovos, o leite e bata muito bem com um garfo ou fouet, coloque então o sal, a noz moscada, a mostarda em pó e o queijo ralado, misture bem, para que todos os temperos se misturem a mistura de leite e ovos. Coloque então o pão picado nessa mistura, pressionando o para que absorva todo o líquido. Coloque então o pão em 4 ramequins ou tigelinhas que possam ir ao forno e coloque os em uma assadeira. Leve ao forno por mais ou menos 20 minutos ou até que esteja corado e que, enfiando um palito, ele saia relativamente limpo. Sirva em seguida

Rendimento: 4 french toasts

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Manjar Branco!

Esses dias me bateu aquela vontade de comer um doce, mas tinha que ser doce com cara de sobremesa. Comecei a abrir armários e geladeira, ver livros de confeitaria e afins, até que me lembrei que faziam anos  que não comia um manjar de coco.
Para minha sorte, tinha tudo que precisava e comecei a prepará lo. Só faltava a cobertura. Lembrei de um pacote de cerejas congeladas que tinha desde o Natal e resolvi dar uma cara diferente ao manjar com uma calda de cerejas e vinho do porto.
Invenção de última hora que ficou bem gostosa!
Sobremesa ótima para quando surge aquela visita inesperada ou simplesmente aquela vontade de comer um docinho.

Infelizmente a foto não faz jus a delícia que ficou tanto o manjar quanto a sobremesa.


Manjar Branco
1/2 lata de leite condensado
200ml de leite de coco
200ml de leite
1/2 xícara (chá) de coco ralado
2 1/2 colheres (sopa) de amido de milho

Calda
cerca de 10 cerejas, sem caroço, picadas
2 colheres (sopa) de açúcar
50ml de água
50ml de vinho do porto
1 colher (sopa) de amido de milho

Para o manjar, dissolva o amido de milho no leite, coloque em uma panela, junto com o leite condensado e o leite de coco. Leve ao fogo brando e cozinhe até engrossar - fica parecendo um mingau bem grosso. Retire do fogo, acrescente o coco ralado e misture bem. Coloque a mistura em uma forma de buraco o meio, levemente untada com óleo.
Leve a geladeira, por no mínimo 2 horas, ou até endurecer.
Para a calda, dissolva o amido na água e leve ao fogo, junto com o açúcar e as cerejas picadas.
Cozinhe por cerca de 10 minutos, ficando com uma consistência de geléia, mas deixando ainda uns pedaços de cereja. Coloque o vinho do porto, cozinhe por mais 1 minuto e desligue. 
Espere amornar e então cubra o manjar já desenformado. 
Leve a geladeira até a hora de servir.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Brownie de Cacau !

Visitar amigos que não vemos há algum tempo é uma delícia, ainda mais quando o almoço é feito especialmente pra você!
Há uns dias atrás fui visitar uma colega que tem absoluta paixão por brownies, e par agrada la resolvi fazer alguns para ela. Já fiz alguns brownies em casa, mas nenhum que me fizesse suspirar quando comesse, então fui procurar na internet, queria uma receita densa e úmida, mas que não fosse chocolate em barra, ânimo zero para encarar fila de supermercado, e para minha surpresa achei a receita perfeita, tudo que eu precisava e ainda tinha a garantia que ficaria delicioso por ter sido feito pela Patricia.
Resultado: se tornou meu brownie preferido e como a Pat disse, eles acabaram tão rápido que minha amiga quase ficou sem.
No dia seguinte levei uma caixinha para ela, deixando a super feliz, que no final é o que me deixa mais feliz ainda!


Brownie de Cacau
140g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

1 ¼ xícaras (250g) de açúcar refinado


¾ xícara + 2 colheres (sopa) – 80g de cacau em pó, sem adição de açúcar


¼ colher (chá) de sal


½ colher (chá) de extrato de baunilha


2 ovos grandes gelados

½ xícara (70g) de farinha de trigo

2/3 xícara de nozes picadas



Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm ou uma forma de bolo inglês grande, forre-a com papel alumínio deixando um pouquinho para fora da forma, formando “alças” de mais ou menos 5cm. Unte o papel com manteiga, mas não as “alças”. Reserve.

Coloque a manteiga em um refratário, de preferência de vidro, e leve ao banho-maria até derretê-la. Em seguida, acrescente o açúcar e o sal e misture bem. Em seguida, acrescente o cacau em pó e misture muito bem até obter uma massa homogênea. Retire a tigela do banho-maria e deixe amornar.

Adicione a baunilha e misture com uma colher de pau, assim como a Pat disse, prefiro uma espátula de silicone. Acrescente os ovos, uma um, mexendo vigorosamente a cada adição – quando a massa estiver brilhante e homogênea, junte a farinha e misture muito bem até que você não consiga mais ver o ingrediente na massa. O segredo aqui é bater muito bem mesmo! Acrescente as nozes e misture. Espalhe a massa uniformemente na forma preparada. Leve ao forno pré aquecido à 180 graus, asse por cerca de 20 a 25 minutos ou até que um palito mergulhado no centro do brownie saia úmido com um pouquinho de massa. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.

Retire o brownie da assadeira com o auxílio das “alças” de papel alumínio e corte em quadradinhos. Remova o papel com cuidado e sirva.



Rendimento: não tinha uma assadeira quadrada pequena, então usei uma grande de bolo inglês, que me rendeu 12 quadrados altos.



domingo, 20 de fevereiro de 2011

Bolo de Café e Cacau!

Sabem aquele dia em que as amigas se reúnem para passar a tarde juntas e colocar as fofocas em dia? Pois é, minha mãe e suas amigas tiveram um dia desses, com direito a muita conversa, risada e uma tarde de artesanato, de tricô a pintura, passando de crochê a patchwork.
É sempre muito divertido, mas tem que ter aquela pausa para o café, e foi pensando nisso que fiz esse delicioso bolo, primeiramente visto no blog da Talita e depois no Amehlia, então tinha que ser mais uma adepta desse bolo. E não me arrependi!
Tem realmente aroma e sabor de café, embora da próxima vez que o fizer, colocarei menos cacau, assim o café dominará ainda mais!


Bolo de Café e Cacau
100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

190g de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
200g de farinha de trigo
15g de cacau em pó
150ml de café forte sem açúcar, frio
20ml de rum
2 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
cacau para polvilhar a forma
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Bata a manteiga com o açúcar e sal até formar um creme claro e fofo. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem após cada adição.
Misture a farinha e o cacau e junte à massa intercalando com o café e o rum. Bata só até incorporar. Junte o fermento em pó e misture delicadamente com uma espátula. Não misture demais.
Unte e polvilhe uma assadeira com cacau, coloque a massa e asse por cerca de 30 minutos ou até que furando com um palito, este saia limpo.

Rendimento: 1 bolo em forma inglês de 23 x 9 cm e 1 bolo pequeno em forma de 13 cm de diâmetro.



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Crespelle com Espinafre e Ricota!

AMO espinafre!! Para mim ele combina com tudo, seja um prato elaborado, uma torta, um simples refogado, salada e nessa massa não foi diferente.
Crespelle, para mim, nada mais é do que uma panqueca bem recheada feita de uma forma diferente, ficando com um jeito de massa de domingo. E pesquisando pela internet, descobri que é exatamente isso, uma panqueca italiana.
Com algumas modificações, usamos ricota defumada, para quem mora em uma cidade pequena vai entender, estava andando pelo supermercado e encontrei um pedacinho de ricota defumada a um preço acessível, e isso, em uma cidade como Indaiatuba é raridade, não podia deixar passar, então resolvi a usar nessa receita, o sabor ficou uma delícia, um defumado bem suave, o único porém é que não teve aquele efeito de queijo gratinado, mas mesmo assim ficou uma delícia.
Recomendo que façam essa massa, crespelle ou panquequinha, ou o nome que quiserem dar, não vão se arrepender.


Crespelle com Espinafre e Ricota
250ml de leite
3 ovos
120g de farinha de trigo
20g de manteiga derretida
1 colher (chá) de sal

Recheio
1 maço de espinafre
250g de ricota
120g de mascarpone (usei requeijão cremoso)
80g de parmesão fresco ralado (usei ricota defumada ralada)
1 dente de alho
50g de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
noz moscada ralada na hora
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
sal e pimenta do reino a gosto

Cozinhe o espinafre no vapor e escorra o, fazendo pressão com as mãos e em seguida pique o, reserve.
Enquanto isso prepare a massa, em um recipiente, coloque a farinha de trigo, faça uma depressão e junte os ovos, o sal e a manteiga derretida. Misture tudo com um fouet. Adicione o leite e continue batendo, cuidado para que não se forme grumos. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 1 hora.
Para o recheio, aqueça em uma frigideira o azeite, metade da manteiga e o alho picado. Coloque o espinafre e seque o bem no fogo médio, junte a noz moscada e tempere com sal e pimenta. Deixe esfriar e, em seguida, junte a ricota, o mascarpone, (no meu caso, o requeijão) a farinha de rosca e metade do parmesão ralado. Corrija os temperos, se necessário.
Prepare os crespelles em uma pequena frigideira antiaderente, devendo ficar bem finos. 
Distribua um pouco de recheio sobre cada disquinho e enrole a como uma panqueca bem fechada.
Corte as panquecas no sentido do comprimento, em 4 ou 5 partes, dependendo do tamanho. (Eu as cortei com mais ou menos a grossura de dois dedos)
Unte um refratário com manteiga e coloque os pedacinhos cortados da panqueca em pé. Depois de preencher todo o refratário, polvilhe o restante do parmesão e pedacinhos da manteiga restante.
Leve ao forno, a 200 graus, para gratinar por 10 minutos.
Sirva ainda quentinho!

Rendimento: 16 panquecas inteiras




domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cupcakes!

Enquanto me preparo para fazer uma fornada bem gostosa de cupcakes, venho aqui mostrar o meu mais novo mimo na cozinha.


Esse lindo pano de prato de cupcakes de patchwork bem coloridos foi feito pela minha mãe, de presente, depois de tanto que eu fiquei a azucrinando pedindo por um.
Depois de escolhido o modelo e os tecidos, lá fomos nós duas cortar, costurar e se encantar!



Um belo mimo para servir cupcakes fresquinhos e gostosos, não acham??

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Bolo de Camomila!

Há meses olhava essa receita e a namorava, querendo faze-la.
Finalmente juntei tudo o que precisava, e toda animada comecei a fazer, tomada pelo aroma de camomila que exalava pela cozinha inteira.
Bolo ficou uma delicia, levinho, com uma sabor de camomila bem do jeito que esperava ! Bolo pronto, hora da cobertura, certo? A cobertura foi o que mais me chamou a atenção na foto da Revista Nestlé, e lá fui eu fazer, mas me arrependi enormemente, deveria ter parado só no bolo. Não sei o que cargas d`água aconteceu, mas no instante em que coloquei a cobertura, o bolo a sugou completamente...
Resultado : bolo encharcado, e eu frustrada por não conseguir um bolo igual ao da foto.
E porque colocarei aqui a receita? Pois acredito que na vida e na cozinha é tudo baseado em erros e acertos, o bolo em si é uma delicia e saudável. Se alguém o fizer ( o que espero, porque vale a pena ) e der certo a cobertura, me avisem, ok? Podemos ate postar aqui.que tal?


Bolo de Camomila
3 colheres (sopa) de camomila 
1 1/2 xícara (chá) de água
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 copo de iogurte natural
100g de manteiga
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de aveia em flocos
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
4 colheres (sopa) de chá de camomila

Em uma panela, ferva a água. Junte a camomila e deixe a panela tampada por cerca de 1 minuto. Passe por uma peneira e reserve 4 colheres (sopa) de chá.
Em um liquidificador, bata o restante do chá de camomila com os ovos, o açúcar, iogurte e a manteiga. Despeje em uma tigela e misture muito bem a farinha, a aveia e o fermento.
Coloque em uma forma retangular (23cm x 32cm) untada e polvilhada.
Leve ao forno pré aquecido, à 200 graus por cerca de 30 minutos.
Para a cobertura misture o chá reservado com o açúcar e espalhe  sobre o bolo ainda quente.

Rendimento: 18 Porções.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Salada de Massa à Siciliana!

Essa salada na verdade não foi feita por mim, o único crédito que posso levar é o de cozinhar o macarrão, de resto tudo foi feito pelo meu namorado. Mas por ser tão saborosa, não podia deixar de postar aqui.
Desde que ganhou o livro que dei de Natal, de cozinha italiana, ele vem querendo fazer essa salada, e se soubéssemos que ficaria tão gostosa e leve, com certeza já teríamos feito há muito tempo!
É uma receita simples, bem com cara de jantar de verão e com um colorido lindo


Salada de Massa à Siciliana
350g de penne
1 lata de atum no óleo
50g de tomate seco
50g de azeitona preta sem caroço
30g de alcaparra em conserva, escorrida
2 colheres (sopa) de orégano desidratado
250g de tomate cereja (não usei)
manjericão fresco a gosto
azeite extra virgem
sal e pimenta do reino a gosto


Pique grosseiramente os tomates secos, as azeitonas, alcaparra e o manjericão. Misture todos os ingredientes com 4 colheres (sopa) de azeite, orégano, sal e pimenta. Reserve.
Cozinhe a massa al dente, escorra e passe a rapidamente por água fria, para interromper o cozimento. Coloque a massa em um refratário e acrescente um pouco de azeite para que não grude.
Coloque a mistura de tomate seco sobre o macarrão já frio e mexa bem. Acrescente o atum, mexa bem e verifique o tempero, se necessário acrescente mais azeite.
Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Mascote!

Boa noite pessoal!
Hoje o post é especial, enquanto forno e fogão descansam e se preparam para a próxima gostosura, venho aqui apresentar lhes o meu mais querido mascote e ajudante de cozinha!


Ele é o Cookie! Coincidências com a paixão por cookies de tudo quanto é tipo à parte ;)
É praticamente o bebê da casa e meu ajudante e cobaia!

Como podem ver, ele é bem preguiçoso, nem me ajudou a limpar as bagunças na cozinha, só quer saber de ter seu potinho de comida bem cheio e dormir no cantinho entre os armários.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Bolachinha de Pimenta!

Essa bolachinha reina em minha família há mais tempo do que me entendo por gente, é uma daquelas receitas de caderninho surrado de vó, verdadeiras relíquias!
Por ser tão antiga não sei de onde veio essa receita, mas de certo deve ser de alguma vizinha ou comadre de Minas, procurei pela internet por receitas de bolachinha de pimenta, achei diversas, mas nenhuma igual a essa.
É ótima para comer durante a novela ou o filme, quando bate aquela vontade de comer alguma besteirinha.


Bolachinha de Pimenta

1 cubo de caldo de galinha
4 pimentas dedo de moça *
2 cebolas
1 copo de leite *
½ xícara (chá) de margarina
1 pitada de sal
50g de queijo ralado
6 xícaras (chá) de farinha de trigo

Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo, o queijo ralado e o sal, misture e reserve. No liquidificador, coloque o leite, a margarina, as cebolas, as pimentas e o caldo de galinha. Bata bem até que todos os ingredientes se misturem. Adicione essa mistura de pimentas à vasilha com a mistura de farinha, misture muito bem com auxílio de uma colher de pau. Depois de bem misturados, coloque a massa em superfície lisa e trabalhe a massa, deixando a lisinha. Pegue punhados da massa, faça rolinhos como nhoque e corte em pedaços de mais ou menos 2cm. Coloque as bolachinhas em assadeira untada e levemente enfarinhada. Leve ao forno pré aquecido, por cerca de 30 minutos ou até que fiquem levemente douradas.
Retire as da assadeira, deixe as esfriar e guarde em potes bem fechados.

A pimenta usada é com as ardidas sementinhas, mas pode ser feita só com a pimenta, o resultado final será o leve sabor da pimenta, sem o ardor.
Por ser receita bem antiga e caseira, a medida do leite é em copo, para uma medida padrão use 250ml.

Rendimento: 135 bolachinhas – fiz meia receita


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Torta de Escarola!

Com esse calor que vem fazendo esses dias, as vezes nem dá vontade de jantar, não é mesmo?
Foi nesse espírito e com todo calor que faz aqui, que tivemos um jantar mais leve e bem verde!
Essa torta vi no lindo blog da Akemi, já tinha feito uma vez com espinafre, mas dessa vez só o que tinha era escarola, então foi ela mesmo, e deu super certo.


Torta de Escarola

3 ovos 
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de azeite
1 colher (sobremesa) de sal
1 maço de escarola
1 dente de alho
1/4 de cebola
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio
200g de queijo branco picado
200g de peito de peru picado
1/2 xícara (chá) de alho poró picado
pimenta do reino a gosto

Unte e enfarinhe uma assadeira e pré aqueça o forno à 180°C. Cozinhe a escarola, de preferencia no vapor, até que murche um pouco, reserve. No liquidificador bata muito bem os ovos, o leite e o azeite. Em seguida acrescente a escarola, o alho, a cebola e o sal. Bata bem e despeje em um bowl com a farinha e fermento peneirados . Misture com  um fouet apenas o suficiente para incorporar a farinha. Despeje metade da massa na assadeira, espalhe o recheio e cubra com o restante da massa.
Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que fique corada.

Rendimento: uma torta de 24 cm de diâmetro - fiz meia receita.

Fonte: adaptado daqui

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Bolo de Coração

Tudo bem pessoal?
Os dias foram corridos desde o último post, mas hoje trago um bolo muito especial.
Dedico esse post ao meu namorado Gui, ontem foi aniversário dele como parte de seu presente me ofereci para fazer o bolo, e mesmo com medo de que não saísse como queria, comprei tudo e fui para a cozinha ontem à tarde.
E acreditam que mesmo sendo seu bolo de aniversário, ele veio aqui e me ajudou *.*
Infelizmente, por falta de tempo acabei apelando para uma caixinha de mistura para bolo, de tão fofo que ficou, no final nem fez tanta diferença assim.O recheio e cobertura foi super chocolatra, mas sem ficar enjoativo, do jeitinho que nós gostamos.
No final, o que mais valeu a pena foi ver a felicidade dele ao ganhar o bolo e saber que todos gostaram,e muito!
Esse post era para ter ficado pronto ontem, mas quem diz que deu tempo...
Mas mesmo assim, desejo toda a felicidade do mundo a essa pessoa que me faz tão feliz.
Parabéns!!


Bolo de Coração
1 receita de bolo - escolha um sabor neutro, usei baunilha

Recheio
250g de nutella
250ml de creme de leite fresco
1 caixinha de bis tradicional

Cobertura
350g de chocolate meio amargo
200ml de creme de leite s/soro

Faça o bolo de sua preferência, levando em conta que deverá ser alto para ser cortado em camadas. Reserve para o recheio, bata o creme de leite fresco em batedeira, velocidade de média a alta, até atingir ponto de chantilly, ou se preferir, use mistura para chantilly (existem marcas muito boas a venda no mercado.). Depois de batido, acrescente a nutella aos poucos e misture delicadamente até que fiquem bem misturados.
Separe cerca de 5 bis para decoração, e corte o restante em quadradinhos.
Com a ajuda de uma linha ou faca serrilhada, corte o bolo duas vezes, criando assim 3 camadas de bolo com   a mesma espessura.
Pegue a base do bolo, umedeça ( usei essência de baunilha caseira) e coloquei metade do recheio de nutella, espalhe uniformemente e coloque metade dos bis cortados. Cubra com a camada de bolo do meio e repita a operação.
Cubra com a tampa do bolo, vá pressionando levemente, para que tudo se encaixe perfeitamente.
Para a cobertura, derreta o chocolate em banho maria ou microondas, em seguida acrescente o creme de leite, misture muito bem, deixando o ganache bem brilhante.
Cubra todo o bolo com o ganache e decore com farofinha de bis. Para fazer a farofinha, apenas quebre o bis em pedaços bem pequenos, leve para gelar, e divirta-se comendo.