sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Muffin de Morango!

Esse muffin nasceu com a necessidade de usar os morangos que reinavam na geladeira em busca de alguém que os quisessem, então resolvi usá los em alguma preparação.
Procurando em livros e internet, achei essa receita, que por ir iogurte na massa acabou sendo a escolhida, sendo ligeiramente modificada.
É uma receita bem simples e rápida, com um sabor bem suave, perfeita para o lanchinho da tarde com um belo copo de chá gelado para os dias quentes de verão.






Muffin de Morango

200g de farinha de trigo
60g de manteiga derretida
100g de açúcar
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (café) de bicarbonato
170g de iogurte
150g de morangos picados
2 ovos
1 pitada de sal
raspas de limão a gosto (não usei)


Unte 12 forminhas para muffin ou forre as com forminhas de papel. Em uma tigela misture a farinha de trigo, o fermento, o sal e o bicarbonato, reserve.
Em uma segunda tigela, coloque a manteiga derretida, o açúcar, os ovos e as raspas de limão, misture muito bem com o auxílio de um fouet. Vá adicionando aos poucos a mistura de farinha até que seja toda absorvida. 
Adicione o iogurte, misture muito bem, a massa ficará levemente pegajosa, e em seguida acrescente os pedaços de morango e mexa delicadamente.
Preencha cerca de 2/3 da forminha com a massa e leve ao forno pré aquecido à 200C por cerca de meia hora ou até que estejam dourados.


Rendimento: 12 muffins







terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Agradecimentos e Açúcar de Especiarias!

Antes de postar mais uma receita, gostaria de agradecer do fundo do meu coração todo o apoio que venho recebendo de tantas pessoas maravilhosas! É tão gratificante entrar no blog e ver comentários tão fofos das pessoas que o seguem. Então mais um vez agradeço a ajuda e apoio de todos que estão fazendo o blog crescer.

Partindo agora para a receita, a de hoje trata se de um delicioso Açúcar de Especiarias, do Jamie Oliver, uma figura muito especial, que me inspirou muito para as minhas aventuras na cozinha.
Vi esta receita em um programa que foi ao ar pelo canal GNT em um especial de natal do Jamie, e desde então, fiquei com vontade de experimentar.
Fiz e não me arrependi nem um pouco, o açúcar fica extremamente aromático que contagia todo o ambiente. Sabe aquele bolo básico do dia a dia ? Experimente substituir apenas uma parte do açúcar refinado pelo de especiarias, fica incrível ! Ou então, apenas use o para polvilhar bolos, pães ou biscoitos depois de assados.


Açúcar de Especiarias

3 folhas de louro 
Raspa de 2 laranjas
Raspa de 2 limões
6 cravos da índia
1/2 colher (chá) de canela em pó
10 noz moscada inteiras*
1 baunilha, cortada na metade do comprimento
1 kg de açúcar

Em um processador, bata as folhas de louro, as raspas, a baunilha e as especiarias até que fiquem bem misturados. Adicione o açúcar e bata bem para que se misturem. Coloque então a mistura em uma assadeira grande, espalhe uniformemente e deixe secar por algumas horas.
Peneire e guarde em um pote bem fechado, assim ele durará muito tempo.

Fonte: Jamie Oliver
* Eu achei a quantidade de noz moscada muito grande, só coloquei 2 noz moscada e já deu um sabor agradável.
Como a minha mistura demorava a secar, coloquei a assadeira ao sol para secar mais rápido.
Tenha muita paciência na hora de peneirar todo o açúcar, mas no final vale a pena.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Bolo de Fubá

Nada mais justo do que a primeira receita postada aqui ser meu incrível bolo de fubá.
Se tenho alguma receita de familia, acredito que seja essa. Não sei onde conseguimos a receita, so sei que cresci fazendo e comendo essa delícia.
E as vezes não há nada melhor para fazer em uma tarde tranquila do que comer uma bela fatia desse bolo com uma xicara fumegante de café.






Bolo de fubá

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de fubá
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de leite
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento
1 pitada de sal
1 1/2 colher (sopa) de erva doce *
açúcar e canela para polvilhar

Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o fubá, o fermento, o sal e a erva doce. Misture e reserve. No liquidificador bata o leite, o óleo e os ovos muito bem. Agregue o açúcar e continue batendo até misturar bem.
Despeje a mistura liquida aos secos e misture muito bem com o auxílio de um fouet. Coloque a massa em assadeira com buraco no meio untada e enfarinhada. Leve ao forno pré aquecido, á 200°C, por cerca de 45 minutos ou ate que fique dourado e ao espetar um palito, este saia limpo.
Desenforme o bolo ainda morno e polvilhe com açúcar e canela.

Obs: A erva doce é opcional, eu sempre coloco pois para mim bolo de fubá tem que ter erva doce, mas claro fica a gosto de cada um.

Rendimento: 16 Porções.







Início de tudo!



Toda história tem um começo, certo? Esse blog não é diferente.
Acredito que tudo começou quando era criança, vendo minha avó fazendo os melhores bolos que já vi na vida, vendo meus pais fazendo comidas maravilhosas e ouvindo histórias de minha avó materna que comandava um fogão e forno como ninguém.
Tendo tudo isso a minha volta adquiri o amor pela cozinha, a paixão pela comida e por fazê la. Desde que me entendo por gente, sempre gostei de ver receitas, programas de culinária, então nada mais óbvio do que fazer essa paixão uma profissão, fui estudar Gastronomia.
Em meio a tudo isso, descobri que era a área certa para mim. E foi assim que descobri os blogs, mais precisamente os foodies blogs, me encantei por eles, era só entrar na internet que isso já significava entrar nos meus blogs preferidos e babar pelas receitas.
De tanto ver esse meu gosto pelos blogs e por sempre procurar por receitas novas que criei este blog, com muito incentivo do meu namorado, é claro, que me ajudou a bolar o nome, o design e está me ajudando nas receitas e fotos.
Dedico então o blog as pessoas que me inspiraram a seguir a área de Gastronomia, aos meus amigos que tanto me ajudam, a todos aqueles que me ensinaram tudo que sei e ao meu namorado por toda ajuda e incentivo!